quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PROJETO : LEITURA E ESCRITA UM SHOW DE BOLA


                                                                          
       



                             





Projeto:
Leitura e Escrita
Um Show de Bola
                                 
                                      


Responsável pela elaboração do projeto:



Professores do 5º ano.



 




Aurora do Tocantins



Ano Base: 2011




Justificativa



A atual sociedade exige indivíduos que busque o conhecimento incessantemente. Partindo dessa premissa, o processo educativo deve enfatizar a prática de leitura e escrita como ato imprescindível ao ser humano, pois as mesmas são o passaporte a formação intelectual e impulsiona o indivíduo a uma ativa participação social.
As séries iniciais do Ensino Fundamental são base cognitiva do aluno. E é nesta fase que o discente precisa ser incentivado a prática de leitura e produção textual, cabe ao professor propiciar e aguçar essa idéia.
Após reflexões teóricas e principalmente práticas, além disso, preocupadas com a formação moral e intelectual dos educandos, percebemos a necessidade de desenvolvermos um trabalho com maior afinco voltado à prática de leitura e escrita para os alunos do 5º ano. Com base nas afirmações citadas justifica-se a execução deste projeto.




                                      





OBJETIVO GERAL

Formar sujeitos incansáveis na busca do conhecimento, para que garanta um futuro promissor a estas e as gerações vindouras.

Objetivos Específicos

  • Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas;
  • Contribuir para a reflexão crítica no processo de socialização, através da interação familília e escola;
  • Potencializar o processo de leitura com relação a educação e multimídias;
  • Transformar a simples informação em interesse pelo conhecimento, formando cidadãos preparados para o mundo de amanhã;
  • Aplicar em sala de aula metodologias de ensino de leitura e escrita que permitam que os alunos nas primeiras séries alcancem níveis de proficiência mais elevados
  • Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
  • Estimular o desejo de outras leituras;
  • Expandir o conhecimetno a respeito da própria leitura;
  • Aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares — condição para leitura fluente e para produção de textos;
  • Possibilitar ao leitor compreender a relação que existe entre a fala e a escrita;
  •  Favorecer a estabilização de formas ortográficas.
 Ações do Projeto Leitura e Escrita, um show de bola.
  • Premiar bimestralmente os três maiores leitores e redatores;
  • A cada cinco livros lidos e resumidos no mês, o aluno fará um gol;
  • Explorar semanalmente com os alunos, a frase: “A cada dia que cresço fico melhor” e a partir daí produzir um pequeno texto relatando o que o mesmo realizou durante a semana que justifique a frase;
  • Decorar um mural informativo na escola para que semanalmente sejam postadas notícias produzidas pelos alunos;
  • O professor deverá ler semanalmente notícias interessantes para os alunos, induzindo-os a informar-se mais;
  • Trabalhar semanalmente com os alunos o jogo: “Na ponta da língua”;
  • Premiar mensalmente com certificado os três maiores leitores do mês;
  • Oferecer no cantinho de leitura grande variedade de textos para serem lidos no dia a dia da sala de aula;
  • Eu posso ajudar, pois a cada dia que cresço fico melhor, (ajudante do dia);
  • Aproveitar todas as situações do cotidiano escolar para realizar uma produção.
  • Verificar semanalmente leitura e caderno de resumo dos alunos.
  • Ação pai presente, cada semana um pai deverá visitar a sala de aula para conversar com seu filho e aconselhar os demais alunos à importância da aprendizagem.
  • Realizar quinzenalmente seminários nas disciplinas de história e geografia, exigindo relatório de compreensão do conteúdo.
  • Realizar semanalmente a “Parada da Leitura”. Professor e alunos deverão parar para realizar qualquer tipo de leitura.
  • Oferecer no cantinho de leitura diversos tipos de gêneros como: literário, humorísticos, gibis, revistas, jornais e outros.


                                          





Idealizadora do projeto: Eunice Alves Ferreira Rodrigues
Executoras: Professoras do 5º ano.
Carmens Bueno, Eunice Alves, Janaína Cunha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário