segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESCOLA ESTADUAL DONA INÊS

“VIAJANDO NA LITERATURA E NA LINGUAGEM DO FOLCLORE”


AURORA DO TOCANTINS – TO
                                                          AGOSTO





IDENTIFICAÇÃO



Instituição: Escola Estadual Dona Inês

Endereço: Praça da Matriz S/Nº - Centro – Aurora do Tocantins - TO

Período de realização: 16 a 23 de Agosto de 2011.

Clientela: Alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental





APRESENTAÇÃO





Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, os sistemas políticos, contexto econômico, além de outros.

O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.

O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural, seu folclore é riquíssimo. Através deste projeto busca-se oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições.







JUSTIFICATIVA





A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história levou-nos a desenvolver este projeto, que auxilia na compreensão do “Hoje”, baseando em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com o tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.





OBEJETIVOS GERAIS





Ø Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características e valores.

Ø Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil;

Ø Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;

Ø Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;

Ø Incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência na vida social;

Ø Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;



OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Ø Conhecer e resgatar algumas lendas, inclusive as regionais;

Ø Conhecer e valorizar a própria cultura;

Ø Estabelecer relação entre o falado e o escrito;

Ø Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;

Ø Identificar-se como parte integrante da cultura popular;

Ø Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região

Ø Identificar o uso da linguagem formal e informal;

Ø Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;

Ø Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;

Ø Resgatar tradições;

Ø Valorizar o folclore brasileiro;

Ø Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;

Ø Estimular a criança e sua imaginação;





CONTEÚDOS ESPECÍFICOS



Ø Lendas típicas

Ø Adivinhas

Ø Leitura e escrita

Ø Trava-línguas

Ø Piadas

Ø Comidas Típicas

Ø Parlendas

Ø Cantigas de Roda

Ø Provérbios

Ø Cantigas de Ninar





ATIVIDADES



Ø Pesquisa de provérbios, lendas, trava-linguas, adivinhas, piadas e cantigas de roda.

Ø Leitura e interpretação de lendas típicas;

Ø Leitura de trava-línguas; parlendas, adivinhas, piadas, cantigas de ninar e provérbios;

Ø Competição de adivinhas;

Ø Brincadeiras de roda;



RECURSOS MATERIAIS



Ø Aparelho de som;

Ø Caixa Amplificada;

Ø Microfones;

Ø Máquina fotográfica;

Ø Cd’s com cantigas de roda;

Ø Cópias de Atividades;

Ø Livros diversos;

Ø Bonecas;

Ø Alimentos variados;





RECURSOS HUMANOS



Ø Professores;

Ø Alunos;

Ø Pais;

Ø Todos os demais servidores da escola.





CULMINÂNCIA



Exposição de comidas típicas com sua história e valor nutricional, apresentação de danças típicas, advinhas, contos, lendas, parlendas, cantigas de ninar e brincadeiras de roda.

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