ESCOLA ESTADUAL DONA INÊS
“VIAJANDO NA LITERATURA E NA LINGUAGEM DO FOLCLORE”
AURORA DO TOCANTINS – TO
AGOSTOIDENTIFICAÇÃO
Instituição: Escola Estadual Dona Inês
Endereço: Praça da Matriz S/Nº - Centro – Aurora do Tocantins - TO
Período de realização: 16 a 23 de Agosto de 2011.
Clientela: Alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
APRESENTAÇÃO
Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, os sistemas políticos, contexto econômico, além de outros.
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural, seu folclore é riquíssimo. Através deste projeto busca-se oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições.
JUSTIFICATIVA
A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história levou-nos a desenvolver este projeto, que auxilia na compreensão do “Hoje”, baseando em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com o tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.
OBEJETIVOS GERAIS
Ø Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características e valores.
Ø Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil;
Ø Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
Ø Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
Ø Incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência na vida social;
Ø Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Conhecer e resgatar algumas lendas, inclusive as regionais;
Ø Conhecer e valorizar a própria cultura;
Ø Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
Ø Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
Ø Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
Ø Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região
Ø Identificar o uso da linguagem formal e informal;
Ø Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;
Ø Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
Ø Resgatar tradições;
Ø Valorizar o folclore brasileiro;
Ø Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
Ø Estimular a criança e sua imaginação;
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Ø Lendas típicas
Ø Adivinhas
Ø Leitura e escrita
Ø Trava-línguas
Ø Piadas
Ø Comidas Típicas
Ø Parlendas
Ø Cantigas de Roda
Ø Provérbios
Ø Cantigas de Ninar
ATIVIDADES
Ø Pesquisa de provérbios, lendas, trava-linguas, adivinhas, piadas e cantigas de roda.
Ø Leitura e interpretação de lendas típicas;
Ø Leitura de trava-línguas; parlendas, adivinhas, piadas, cantigas de ninar e provérbios;
Ø Competição de adivinhas;
Ø Brincadeiras de roda;
RECURSOS MATERIAIS
Ø Aparelho de som;
Ø Caixa Amplificada;
Ø Microfones;
Ø Máquina fotográfica;
Ø Cd’s com cantigas de roda;
Ø Cópias de Atividades;
Ø Livros diversos;
Ø Bonecas;
Ø Alimentos variados;
RECURSOS HUMANOS
Ø Professores;
Ø Alunos;
Ø Pais;
Ø Todos os demais servidores da escola.
CULMINÂNCIA
Exposição de comidas típicas com sua história e valor nutricional, apresentação de danças típicas, advinhas, contos, lendas, parlendas, cantigas de ninar e brincadeiras de roda.
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